Instituto Ovos Brasil e MSD Saúde Animal realizam debate sobre o Mercado de Ovos no Brasil

 

No último dia 28 de julho foi realizado de forma on-line o evento “Panorama e Perspectivas do Mercado de Ovos no Brasil” através da Escola de Avicultura da Universidade MSD Saúde Animal, reunindo os principais representantes do setor, gerando muito conteúdo e insights. As falas foram coordenadas por Gustavo Perdoncini, que com muita maestria conduziu o evento.

Algo em comum entre os posicionamentos foi que houve muito avanço e conquistas nos últimos anos. O ovo ganhou mais presença na mesa das famílias devido ao trabalho capitaneado pelo Instituto Ovos Brasil na desmistificação de mitos que existiam sobre o alimento produto.

Um dos dados que chamou a atenção no debate foi passado por Ricardo Santin. “São produzidos seis milhões de ovos por hora no Brasil, e 99,5% dessa produção fica no mercado interno, apenas 0,5% do que é produzido é exportado”. É uma informação muito importante, tanto apresenta que o consumo de ovos no mercado interno tem crescido, porque o brasileiro tem consumido mais ovos, como apresenta uma grande oportunidade em exportar o ovo das mais diversas formas, seguindo sempre a demanda solicitada do mercado a ser negociado. Ainda segundo informações de Ricardo, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), está trabalhando na abertura do mercado chinês para exportação de ovos brasileiro, como também, em parceria com o IOB, na inclusão do ovo como um produto de presença essencial na cesta básica. Ao final de 2020, espera-se chegar a marca recorde em produção de ovos de 55 bilhões de unidades.

 

                              Ricardo Santin, Presidente do Instituto Ovos Brasil

 

Outro ponto interessante foi apresentando por Delair Bolis, Gerente Geral da MSD Saúde Animal, onde ele falou sobre o crescimento e modernização da produção de ovos no Brasil, fazendo um comparativo de anos atrás para os dias atuais e que, atualmente, as granjas tem uma marca por trás dos ovos. Um outro assunto citado por ele, foi do quanto a MSD Saúde Animal acredita no IOB e em seu trabalho sendo, por isso, associado do instituto.

 

                           Delair Bolis, Gerente Geral da MSD Saúde Animal

 

No segundo bloco, Marília Rangel, Gerente de Relações Institucionais e Acesso a Mercados da MSD Saúde Animal, falou sobre a criação de novos produtos para poder atender a demanda de um mercado que cresce e se torna cada vez mais exigente. A granja tem que informar o consumidor para que ele possa fazer a escolha mais assertiva, escolhendo um produto de qualidade.

José Eduardo dos Santos, Diretor Executivo da Associação Gaúcha de Avicultura e Coordenador do Programa Ovos RS, falou sobre a importância de um estruturado trabalho de comunicação e marketing, para que possa acompanhar o consumo que cada vez tem aumentado. Ele também enfatizou que deve ter o suporte para o produtor através das associações, com capacitações, criação de um serviço de certificação para dar visibilidade ao atestado de que o ovo é de qualidade, entre outras ações.

Nélio Hand, Diretor Executivo da Associação dos Avicultores do Espírito Santo, também faz parte do Conselho Administrativo do IOB, lembrou que houve avanços significativos no consumo de ovos no Brasil e hoje a produção tem acompanhando esse crescimento. Isso se deve ao trabalho feito na qualificação do produto ovo, dando valor econômico e cultural.

Edival Veras, que é o diretor comercial do IOB, falou da importância dos produtores de ovos se associarem ao instituto, e também falou do processo da evolução do trabalho do IOB em parceria com as associações, produtores e empresas associadas. Um ponto importante em sua fala foi sobre a profissionalização do setor, que deve crescer: primeiro entender as necessidades e demandas vindas do mercado para depois qualificar o processo.

 

 

                       Marília Rangel                                                                                    Gustavo Perdoncini                                                                                          Nélio Hand

 

                                                                  Edival Veras                                                                                                José Eduardo

 

Algo que já é realidade no Brasil, é de conseguir colocar o ovo na gondola do supermercado como um produto bem apresentando, com embalagens das mais diversas quantidades, como também, de produção – in natura, pasteurizado, em pó, enfim, do jeito que o consumidor tem exigido. Isso faz parte da profissionalização do setor, um outro tema bastante debatido. Isso pode e deve ser um movimento consciente entre todos os produtores de ovos do país.

Um rico conteúdo foi gerado durante o encontro virtual que durou quase duas horas. Então, acesse o link e confira na integra tudo que falamos aqui e muito mais.

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=PbVcBaoUqDQ

O evento contou com a participação do Gustavo Perdoncini, Ricardo Santin, presidente do conselho do IOB, Delair Bolis, Gerente Geral da MSD Saúde Animal, Marília Rangel, Gerente de Relações Institucionais e Acesso a Mercados, da MSD Saúde Animal, Edival Veras, Diretor Comercial do IOB, José Eduardo dos Santos, Diretor Executivo da Associação Gaúcha de Avicultura e Coordenador do Programa Ovos RS e Nélio Hand, Diretor Executivo da Associação dos Avicultores do Espírito Santo.

Sobre o Instituto Ovos Brasil

O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 com objetivo de esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que este alimento proporciona à saúde, além de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.

O site da instituição (www.ovosbrasil.com.br) reúne campanhas, dados, pesquisas e artigos de credibilidade para o público em geral e profissionais das mais diversas áreas.