Fortaia de acelga

Nome do prato: Fortaia de acelga
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento em porção individual: 2 porções
Descrição: A fortaia de Acelga combina o ovo, que é rico em proteínas e também é repleto de outros nutrientes; com a acelga (Beta vulgaris), que é muito apreciada por ser altamente nutritiva e por conter propriedades medicinais benéficas para a saúde. A fortaia tradicional, assim como a de acelga, combina muito bem com polenta frita na chapa do fogão a lenha ou frigideira, se preferir. O salame pode ser retirado da receita, se a ideia for um prato mais leve ( a tradicional podia ser feita sem salame por falta de recursos). Uma delícia nutritiva para o café da manhã assim como para qualquer outra refeição! Buon appetito!
Ingredientes: -3 ovos de galinha caipira; -4 folhas de acelga (Beta vulgaris) bem grandes; -1 cebola média; -200 g de salame italiano tipo colonial; – 200 g de queijo colonial; -sal e pimenta à gosto; – um fio de azeite de oliva extra virgem; – orégano, salsinha e cebolinha à gosto (opcional)
Modo de preparo: -Separe os talos das folhas de acelga e pique em quadrados pequenos; -Pique as folhas em tirinhas bem fininhas e reserve; -Pique a cebola em cubos pequenos e reserve; – Pique o queijo em cubos pequenos e reserve; – Pique o salame italiano em cubos pequenos, se for bem curado, ou separe em pequenos pedaços, se for um salame imaturo, em seguida leve ao fogo baixo em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite de oliva extra virgem, mexendo até fritar bem; – Adicione os talos da acelga e vá mexendo até dourar; – Adicione a cebola picada e mexa até dourar; – Acrescente as folhas de acelga e misture bem com os demais ingredientes; – Enquanto a acelga refoga bata os 3 ovos em uma tigela, juntamente com o sal, a pimenta e os demais temperos; reserve; – Quando a acelga estiver refogada, acrescente o queijo colonial e vá mexendo ate dourar ligeiramente; – Por último acrescente os ovos batidos e dê uma misturada aos demais ingredientes; deixe adquirir a consistência adequada para poder virar com uma espátula e cozinhar do outro lado.